quinta-feira, 7 de abril de 2011

Topiqueiros, Vanzeiros, Kombeiros e Perueiros é tudo a mesma coisa.

Voce sabe o que é topiqueiro? e onde encotrá-los ?

Essa é uma topic

topiqueiro  - é o condutor da Topique ou Topic - transporte alternativo de passageiros de Fortaleza  e  em todo o Ceará, estive em Crato  e Juazeiro e lá falam assim também.
O nome Topique (Topic) é derivado do modelo de van da extinta montadora sul-coreana Asia Motors, hoje KIA MOTORS. Com capacidade para até 16 pessoas, a Topic foi um sucesso no Brasil. Em 1991, durante o curto governo de Fernando Collor, a Topic começou a ser importada. Sem um similar nacional e superior a Kombi em quase tudo,a Topic até gerou o neologismo "topiqueiro" no Ceará, que se refere ao condutor da topic. Atualmente o termo "TOPIQUE" ou "TOPIC" e mais "TOPIQUEIRO" é amplamente empregado na cidade de Fortaleza e Juazeiro.


Veja a baixo uma notícia no Ceará:

ZONA NORTE - Mudança em parada preocupa topiqueiros

Clique para Ampliar
Passageiros reclamam que o novo local, o estacionamento da Biblioteca Lustosa da Costa, na margem esquerda do Rio Acaraú, não tem estrutura para receber ninguém 


Sobral. A mudança da parada dos topiqueiros da Praça da Sé para o estacionamento da Biblioteca Lustosa da Costa, margem esquerda do Rio Acaraú, trouxe não só aborrecimentos, mas também prejuízos para quem necessita da circulação dos passageiros, que diariamente embarcam e desembarcam nesses tipos de transportes alternativos. São centenas de ônibus, micro-ônibus e topics que trazem e levam pessoas das cidades circunvizinhas de Sobral, como Groairas, Santa Quitéria, Forquilha, Catunda, Santana do Acaraú, Hidrolândia, entre outros Município.
=========================================================================

Van e Vanzeiro, o que é ?
Um linguajar muito usado no Sul do Pará em cidades como Marabá, Redenção, Xinguara, etc, no Mato Grosso, MS e também no Maranhão. 


Um típico modelo de Van

Vanzeiro acusado de bater em deficiente é levado à delegacia para prestar depoimento

Sebastião Paulo, o motorista da van disse não ter agredido o deficienteO deficiente físico Ormindo Conceição da Silva, 58, registrou um boletim de ocorrência nesta última terça-feira (16), na Delegacia de Polícia Civil de Parauapebas contra o motorista da cooperativa de transporte intermunicipal Coocavump. O mesmo relatou que quando estava no Terminal Rodoviário, para viajar ao município de Canaã dos Carajás; respaldado nos passes livre emitidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Sistema único de Saúde (SUS), foi proibido pelo motorista da van Sebastião Paulo de Sousa, que estava de saída para aquele município.
O deficiente relatou à reportagem que possui os passes livres, por motivo de que não tem condições de financiar suas viagens de tratamento, pois, sofreu um acidente e foi acometido a um traumatismo craniano, segundo ele, o motorista o empurrou e lhe deu socos na altura do peito direito até lhe lançar ao chão. Segundo testemunhas, na ocasião havia um oficial do Corpo de Bombeiros que desaprovou a ação do motorista comunicou a seu superior.

==================================================================================

Kombi, é aquela perua da Volkswagen, muito conhecidad dos brasileiros e kombeiro , o cara que a dirige, existe em Belém ainda e no Recife. 

Uma típica Kombi

Justiça de classe

Recife (PE) - Em Pernambuco, volta à cena um caso que pode ilustrar a justiça de classe no Brasil. Neste momento, corre o julgamento dos kombeiros Marcelo Lira e Valfrido Lira, acusados do assassinato das adolescentes Maria Eduarda Dourado e Tarsila Gusmão.
Antes, alguns esclarecimentos. Kombeiro é como chamamos o homem que vive de transportar passageiros em um veículo, perua, que todos conhecem pelo nome de Kombi. Kombeiro também é sinônimo de motorista pobre, clandestino quase sempre.
=======================================================
Perua, Perueiro, idem, idem, em São Paulo
Veja essa notícia paulista:
Perueiros e SPTrans: uma guerra sem fim?
Por Rosangela Maia
Maio 23, 2000

Quem estava preso no trânsito, sexta feira dia 19 por volta das 17h40, no cruzamento da Rua Flórida com a Rua Guaraiuva, presenciou uma cena de causar arrepios – uma das muitas cenas que virou rotina em São Paulo - própria de cinema americano: a fuga de um perueiro da fiscalização do SPTrans.

Neste cruzamento, o perueiro descia pela rua Flórida sentido Marginal, em alta velocidade, perseguida pelas viaturas do SPTrans, sem nenhuma preocupação com a segurança dos passageiros e dos motoristas que ali estavam. Na fuga, bateu em um Fiat que estava estacionado, amassando o seu lado esquerdo e arrancando seu pára-choque dianteiro. Não houve outros danos maiores, pois os carros que estavam próximos a essa esquina, não haviam fechado o cruzamento.




Comentário:
Então, Topiqueiro, Vanzeiro, Perueiro, etc., acabam sendo a mesma coisa, depois da febre do transporte alternativo que tomou conta do Brasil, as cooperativas foram fundadas, se criou a cultura desse Furgões com janelas para passageiros.  Esse mini-micro-bus que voce acaba pegando um para chegar mais rápido. O moto-taxi tem o mesmo nome no Brasil imteiro, mas os perueiros, possuem vários nomes regionalizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário