As eleições presidenciais deste ano (2014) revelam uma falsa idéia de “preconceito” regional contra o Nordeste, mas esse rótulo de Preconceito esconde principalmente uma outra questão – EDUCAÇÃO, o Nordeste tem um problema educacional e “pobreza intelectual”, não tem nada a ver com pobreza financeira e escassez de produtos naturais; é problema de analfabetismo, quando se tem pouca instrução e má formação intelectual, os salários são mais baixos e o acesso a informação é deficiente, pois não adianta o acesso a toda a farta informação na Internet se a pessoa não tem formação educacional para processar a informação; então o “argumento” vence os fatos.
Fico pensando se o PT vai investir 'pesado' em Formação Educacional no Nordeste?, Não; não vai; o governo poderá até aparelhar a infraestrutura, melhorando a arquitetura dos prédios das escolas, ou criar programas transversais de educação como cultura, escolas de folclore, capoeira, artesanato, etc., Mas pela lógica, o Estado do NE em que Dilma deveria investir mais seria o Maranhão, que lhe deu 78% dos votos no Estado. Contudo o governo deverá manter as coisas com o estão, assim está bom, muito bom pra eles. Os petistas vão tentar desviar a atenção dos fatos para a questão do argumento do "Preconceito" para tentar esconder a verdadeira questão em jogo - Investimentos em EDUCAÇÃO.
Surge uma questão crucial, se no Nordeste houvesse o mesmo nível de cultura e educação que existe no Sul, Dilma teria essa votação tão expressiva?, Não vou responder; mas e Minas?, Minas Gerais em sua região norte tem algo de semelhança com o Nordeste, como se fosse uma extensão deste. Observa-se que Acre, Rondônia e Roraima continuam votando mais no candidato anti-PT, uma das razões para isso é que Rondônia e Roraima, assim como o Mato Grosso receberam muitos imigrantes do Sul que se multiplicaram ali, paranaenses e gaúchos. A verdade é que o Populismo não tem muita força no Sul/Sudeste.
Essas Eleições claro que deixaram várias lições, tanto para os políticos como para os marqueteiros e para os interessados no Assunto, uma Eleição totalmente Big Data, fartíssima em Informações frescas e a grande estrela destas eleições sem tirar o mérito das grandes jornais e das grandes revistas, as 3, ISTO É, VEJA e ÉPOCA, e os jornais Estadão, Folha, Correio Brasiliense, etc, sem conseguir contra os milhares de articulistas e blogueiros, Ufa!!, Muita informação a contragosto do governo claro.
Infelizmente que muita gente não soube se informar por ter pouca formação escolar de qualidade. Escolhi 4 estados, 2 fortemente Dilma e 2 fortemente Aécio, são eles Amapá e Maranhão – estados Dilmistas e Santa Catarina e Mato Grosso, estados Aécistas, pude constatar que se a eleição fosse distrital, mesmo assim Dilma do PT venceria o Aécio Neves. O estado mais forte Dilmista foi o Maranhão, com 78% dos votos pra Dilma e o estado mais forte Aecista, Santa Catarina com 66%.
A lógica é que os mais pobres são também os menos instruídos, tendo menos Educação. E os mais instruídos por serem bem instruídos e com formação superior possuem os melhores salários e se informam melhor, tem acesso mais farto a Internet e a jornais e análises profundas das informações. Quem tem mais conhecimento tem mais poder, o segredo sempre foi a Educação que o Sul/Sudeste cultivou sempre como prioridade.
Cidades de SC (Aécio)
Mafra – 73, 15% ; Blumenau – 77, 19% ; Luiz Alves – 77, 89%
Indaial – 76, 84% ; Brusque – 82, 02% ; Timbó - 94% ; Pomerode – 77, 76%
Benedito Novo – 83, 14% ; Antonio Prado – 75, 43% ; Orleans – 78, 78%
Urussanga – 75, 06%.
(não são todas as cidades, mas um pouco das de maior votação)
Cidades de MT (Aécio)
Gaucha do Norte – 84, 81% ; Paranatinga – 70, 26% ;
Ribeirão Cascalheira – 72, 46% ; Água Boa – 74, 32% ; Canarana – 73, 91%
Cidades do MA (Dilma)
Penalva – 92, 10% ; Vitorino Freire – 78, 49% ; Coroata – 80, 95%
Santa Luzia – 84, 22% ; Bacabal – 77, 37% ; Lago Verde – 87, 01%
Loreto – 82, 15% ; Anajatuba – 89, 75% ; Barreirinhas – 87, 14%
Cidades do AP (Dilma)
Vitória do Jari – 80, 45% ; Praacuuba – 76, 16% ; Amapá – 74, 45%
Tartarugalzinho – 72, 69% ; Pedra Branca do Amapari – 71, 45%
Porto Grande – 72, 53%.
Mas porque eu estou comparando assim?, respondo, em MT existem muitos colonos vindos do Sul, dos 3 estados e como SC é o estado campeão de votos a Aécio, verifica-se que houve grande migração do Sul pra o Centro Oeste, em todas as eleições de 2001 pra cá, o PT perdeu em MT e em SC. O Amapá é fartamente povoado por maranhenses, até Sarney foi senador lá e formou grupo político ali; tanto o Amapá como o Maranhão, desde quando Lula se elegeu pela primeira vez são estados onde o PT tem maioria.
Então, não existe essa coisa de Preconceito Bairrista, existe um problema de EDUCAÇÂO que precisa ser tratado, porém isso leva décadas para se realizar.
Pedro Paulo Barbosa