quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Tudo se resume a falta de investimentos em EDUCAÇÃO !!

As eleições presidenciais deste ano (2014) revelam uma falsa idéia de “preconceito” regional contra  o Nordeste, mas esse rótulo de Preconceito esconde principalmente uma outra questão – EDUCAÇÃO, o Nordeste tem um problema educacional e “pobreza intelectual”, não tem nada a ver com pobreza financeira e escassez de produtos naturais; é problema de analfabetismo, quando se tem pouca instrução e má formação intelectual, os salários são mais baixos e o acesso a informação é deficiente, pois não adianta o acesso a toda a farta informação na Internet se a pessoa não tem formação educacional para processar a informação; então o “argumento” vence os fatos.




Fico pensando se o PT vai investir 'pesado' em Formação Educacional no Nordeste?, Não; não vai; o governo poderá até aparelhar a infraestrutura, melhorando a arquitetura dos prédios das escolas, ou criar programas transversais de educação como cultura, escolas de folclore, capoeira, artesanato, etc., Mas pela lógica, o Estado do NE em que Dilma deveria investir mais seria o Maranhão, que lhe deu 78% dos votos no Estado. Contudo o governo deverá manter as coisas com o estão, assim está bom, muito bom pra eles. Os petistas vão tentar desviar a atenção dos fatos para a questão do argumento do  "Preconceito" para tentar esconder a verdadeira questão em jogo - Investimentos em EDUCAÇÃO.


Surge uma questão crucial, se no Nordeste houvesse o mesmo nível de cultura e educação que existe no Sul, Dilma teria essa votação tão expressiva?, Não vou responder; mas e Minas?, Minas Gerais em sua região norte tem algo de semelhança com o Nordeste, como se fosse uma extensão deste. Observa-se que Acre, Rondônia e Roraima continuam votando mais no candidato anti-PT, uma das razões para isso é que Rondônia e Roraima, assim como o Mato Grosso receberam muitos imigrantes do Sul que se multiplicaram ali, paranaenses e gaúchos. A verdade é que o Populismo não tem muita força no Sul/Sudeste.


Essas Eleições claro que deixaram várias lições, tanto para os políticos como para os marqueteiros e para os interessados no Assunto, uma Eleição totalmente Big Data, fartíssima em Informações frescas e a grande estrela destas eleições sem tirar o mérito das grandes jornais e das grandes revistas, as 3, ISTO É, VEJA e ÉPOCA, e os jornais Estadão, Folha, Correio Brasiliense, etc, sem conseguir contra os milhares de articulistas e blogueiros, Ufa!!, Muita informação a contragosto do governo claro.
Infelizmente que muita gente não soube se informar por ter pouca formação escolar de qualidade.  Escolhi 4 estados, 2 fortemente Dilma e 2 fortemente Aécio, são eles Amapá e Maranhão – estados Dilmistas e Santa Catarina e Mato Grosso, estados Aécistas, pude constatar que se a eleição fosse distrital, mesmo assim Dilma do PT venceria o Aécio Neves. O estado mais forte Dilmista foi o Maranhão, com 78% dos votos pra Dilma e o estado mais forte Aecista, Santa Catarina com 66%.


A lógica é que os mais pobres são também os menos instruídos, tendo menos Educação. E os mais instruídos por serem bem instruídos e com formação superior possuem os melhores salários e se informam melhor, tem acesso mais farto a Internet e a jornais e análises profundas das informações.  Quem tem mais conhecimento tem mais poder, o segredo sempre foi a Educação que o Sul/Sudeste cultivou sempre como prioridade.

Cidades de SC (Aécio)
Mafra – 73, 15% ; Blumenau – 77, 19% ; Luiz Alves – 77, 89%
Indaial – 76, 84% ; Brusque – 82, 02% ; Timbó - 94% ; Pomerode – 77, 76%
Benedito Novo – 83, 14% ; Antonio Prado – 75, 43% ; Orleans – 78, 78%
Urussanga – 75, 06%.
(não são todas as cidades, mas um pouco das de maior votação)


Cidades de MT (Aécio)
Gaucha do Norte – 84, 81% ; Paranatinga – 70, 26% ;
Ribeirão Cascalheira – 72, 46% ; Água Boa – 74, 32% ; Canarana – 73, 91%


Cidades do MA (Dilma)
Penalva – 92, 10% ; Vitorino Freire – 78, 49% ; Coroata – 80, 95%
Santa Luzia – 84, 22% ; Bacabal – 77, 37% ; Lago Verde – 87, 01%
Loreto – 82, 15% ; Anajatuba – 89, 75% ; Barreirinhas – 87, 14%


Cidades do AP (Dilma)
Vitória do Jari – 80, 45% ; Praacuuba – 76, 16% ; Amapá – 74, 45%
Tartarugalzinho – 72, 69% ; Pedra Branca do Amapari – 71, 45%
Porto Grande – 72, 53%.


Mas porque eu estou comparando assim?, respondo, em MT existem muitos colonos vindos do Sul, dos 3 estados e como SC é o estado campeão de votos a Aécio, verifica-se que houve grande migração do Sul pra o Centro Oeste, em todas as eleições de 2001 pra cá, o PT perdeu em MT e em SC.  O Amapá é fartamente povoado por maranhenses, até Sarney foi senador lá e formou grupo político ali; tanto o Amapá como o Maranhão, desde quando Lula se elegeu pela primeira vez são estados onde o PT tem maioria.

Então, não existe essa coisa de Preconceito Bairrista, existe um problema de EDUCAÇÂO que precisa ser tratado, porém isso leva décadas para se realizar.
















Pedro Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário