sábado, 11 de junho de 2011

Pessoas mais produtivas trabalham menos tempo, revela estudo


Quer ver um exemplo onde mais pode ser menos? Estudo revela que os mais produtivos são aqueles que trabalham durante menos tempo até a pausa, mas de modo concentrado.



Uma pesquisa feita pelo psicólogo K. Anders Ericsson verificou que as pessoas mais produtivas são aquelas que trabalham por intervalos menores de tempo, mas de forma focada.


O psicólogo estudou um grupo de músicos e tentou detectar o que diferenciava os membros considerados “excelentes” dos demais. Sua conclusão foi a de que os violonistas que praticavam durante quatro horas e paravam para descanso conseguiam melhores resultados do que seus pares, que tocavam sete horas diárias sem parar. Isso porque para obter o melhor de sua capacidade, as pessoas precisam fazer paradas regulares.

O pesquisador disse que, baseado nos resultados preliminares o estudo analisou pessoas bem-sucedidas em outras áreas profissionais.


Quando precisam terminar uma novela, autores famosos tendem a escrever só durante quatro horas pela manhã, deixando o resto do dia para descanso e recuperação.
K. Anders Ericsson. Psicólogo


Ericsson preconiza que os profissionais, em geral, deveriam conseguir desenvolver hábitos de trabalho baseados nessa constatação. A principal dica dele foi a que o ideal é limitar determinadas horas do dia para atividades que requerem um grande esforço mental.

A tese do psicólogo, publicado pela revista especializada Psychological Review, já havia sido defendida em um livro que transformou-se em campeão de vendas nos EUA, o The 4-Hour Workweek (Trabalhe Quatro Horas por Semana, em português). O autor, Timothy Ferriss, mostra que para cada 20% do tempo que as pessoas trabalham elas deveriam descansar outros 80% (Alguém mais lembrou de Pareto aqui?). Segundo ele, ao se manter focado, o profissional consegue fazer mais em menos tempo e com melhor qualidade.

Podemos tirar lições dessa pesquisa para o campo acadêmico. Estudar certo é mais importante do que estudar muito. Antes de começar a estudar faça um plano de estudo. Tire todas as distrações e verifique periodicamente se está retendo o que está sendo estudado. Não fique ansioso, mas fique concentrado para aproveitar o máximo as sessões de aprendizado.

Fonte: Olhar Digital


Via diHITT

Nenhum comentário:

Postar um comentário