sexta-feira, 22 de março de 2013

O ESCOTISMO NÃO MORREU - OS ESCOTEIROS DE FLORESTA “GE CHAMAI LEON.”


O ESCOTISMO NÃO MORREU - OS ESCOTEIROS DE FLORESTA “GE CHAMAI  LEON.”
Primeiro Grupo Escoteiro de Floresta do Araguaia-PA

HISTÓRIA - Escotismo foi fundado por um britânico, o  Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, como  um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. Na Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra, Baden-Powell realizou um acampamento com vinte jovens, de 12 a 16 anos de idade, no qual ensinou técnicas como primeiro socorros, observação, segurança, orientação … Como símbolo do grupo, levavam aqueles jovens uma bandeira verde com uma flor-de-lis amarela no centro. Entusiasmado com os bons resultados deste acampamento, Baden-Powell começou a escrever o livro Escotismo para Rapazes, que foi publicado em 1908, inicialmente como seis fascículos, de janeiro a maio, vendido em bancas de jornal. Em maio do mesmo ano, foi editado como livro com ligeiras modificações. O pai do movimento escoteiro internacional, entretanto é Frederick Russell Burnham , conhecido por ter ensinado woodcraft a Baden-Powell depois de servirem juntos na Campanha dos Matabeles em 1896, sendo esta uma das influências mais notáveis do fundador do escotismo.  As ideias de Russell Burnham influenciaram Baden-Powell a fundar o escotismo.

"O Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros."   Robert Baden-Powell, Escotismo para Rapazes, 1908 


O GE CHAMAI  LEON, COMO SURGIU
O Sgto. PM da reserva Antonio Marcos, é o fundador do “Grupo Escoteiro Chamai Leon” – 32 PA, ligado a 5ª Superintendência do Pará, sediada em Marabá. O Stgo. Marcos nos disse que foi através de um grupo de Policia Mirim que fundado por ele e esposa em 12 de Setembro de 2009, que surgiu a ideia de criar um grupo escoteiro em Floresta  do Araguaia. Marcos foi dar uma instrução Militar na Escola Municipal Paulett Planchon na cidade e percebeu que havia muita indisciplina; essa instrução militar era para formar pelotões para o desfile estudantil de Sete de Setembro, então criou o grupo de Policia Mirim através de uma associação, visando também a educação em várias áreas, segundo Marcos era ainda administrado rusticamente; então, o militar logo viu que o escotismo seria uma ótima opção de mobilização disciplinar/educacional. Mas, como não tinha um critério sustentável, Marcos se informou como criar um grupo escoteiro e através da  Internet, entrando em contato com chefes escoteiros de Santa Catarina, estes informaram a Marcos a 6ª Superintendência de Grupos Escoteiros, sediada em Belém, estes encaminharam Marcos e seus amigos a que entrassem em contato com a 5ª Superintendência cuja sede é em Marabá. Partiram então para a criação do grupo escoteiro; escolheu então, o “camaleão” como símbolo por ser um animal de camuflagem, e relativamente pacífico, daí o nome “Grupo Escoteiro Chamai Leon” 32 – PA. 
Marcos em sua residência com parte do Grupo Escoteiro
Cursos de aperfeiçoamento foram dados pelo pessoal da 5ª Superintendência, com Marcos há onze chefes escoteiros perfazendo um total de 79 membros entre adultos e juvenis. Antonio Marcos Borges Martins é o Diretor Presidente do Grupo com Reg. 648104 – 3, é filiado a União de Escoteiros do Brasil.
O GE “Chamai Leon” de Floresta do Araguaia possui banda marcial, ensino de música, aulas de espanhol e outras atividades educacionais e num evento esportivo realizado em Rondon do Pará, por ocasião do Aniversário do GE Gaviões de Rondon, o GE Chamai Leon de Floresta obteve o 2º Lugar nas competições. Contudo o Stgo. Marcos tem apresentado dificuldades, estamos com nossa sede com aluguéis atrasados e sem geladeira, os escoteiros, a maioria são de famílias pobres. “O escotismo é a minha vida, ensinamos também a Bíblia e caráter cristão aos escoteiros, fazemos excursões sempre que dá, só estou ainda aqui  nesta cidade por que amo o que faço.” Diz entusiasmado o chefe escoteiro Marcos.

O professor de música com um cavaquinho. 

 Facebook: https://www.facebook.com/gechamai.leon?fref=ts


Texto:
Pedro Paulo Barbosa

Um comentário:

  1. parabéns...
    "O Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros." Robert Baden-Powell, Escotismo para Rapazes, 1908 postando no meu face..
    https://www.facebook.com/gustavo.jesus.3576?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir