segunda-feira, 6 de setembro de 2010

PARATEUA - TEUA / DEUA, é um topônimo que só existe no Pará, Ananindeua, Timboteua, Ajuruteua, etc

UM TOPÔNIMO BEM PARAENSE
O sufixo TEUA / DEUA, é um topônimo que só existe no Pará, levanta-se a tese de que era francamente usado pelos Cabanos, pois este sufixo teua/ deua só existe em regiões por onde os antigos revolucionários cabanos andavam e fizeram povoações. 


Descobri apenas um local fora do Pará com essa nomenclatura, Caranandeua -MA (de caranã + deua), algumas  famílias que mudaram-se para a margem esquerda do rio Gurupi; rio que divide o Pará do Maranhão: o nome do lugar era chamado de Caranandiua, só mudou de DIUA p/ DEUA. DEUA é um metaplasmo nasal de TEUA, quando a palavra que antecipa o termo termina com fonema nasal, Ananin + Teua, torna-se Ananindeua, essa é uma regra do TUPI, a mesma de TUBA / DUBA, Itaituba, Iranduba, por exemplo. 


Teua/ Deua, significa = lugar de..., ou terra de....; seria como "bananal", "buritizal", etc; sendo que esse "AL" é um equivalente português. Veja cidades, Praias, vilas e lindos lugares.  

Segue uma lista de Teua's e Deua's:  





ANANINDEUA - "local do ananin", ananin é um tipo de madeira, a cidade de Ananindeua fica na região metropolitana de Belem, polo industrial com mais de 400 mil habitantes; 






AÇAITEUA - a vila de Açaiteua, a 56 quilômetros de Bragança fica a sete quilômetros da serra do Piriá, Município de Vizeu-PA. 



MURUTEUA - é uma colônia de agricultores, também balneário, abaixo o time da vila. Município de Capanema. 








TIMBOTEUA E NOVA TIMBOTEUA - Timboteua é uma antiga estação ferroviária da estrada de ferro "Belém - Bragança", Nova Timnboteua é um município da região Bragantina. Fotos: com o carro é a antiga estação e a da direita (prédio maior) é a prefeitura.










TUCUMANDEUA -  É uma vila rural do Município de Acará-PA, é bem próximo de Belém, também é o nome de um munícipio de Igarapé -Açu na Zona Bragantina.  




obs: não há fotos




TRACUATEUA - Município também da Zona Bragantina  ver:  http://tracuateua.net/  , Tracuateua, "terra do tracuá", tracuá é um tipo de formiga. 








AJURUTEUA - É uma belíssima praia do litoral de Bragança, cuja areia predomina a cor branca. é um novo destino de veranistas na costa atlântica. também é o nome da vila de pescadores. 








MAINDEUA - um destino turístico de ecoturistas e mochileiros, muito famosa, é a Ilha de Algodoal, seu nome original, Algodoal é nome da praia e da ilha, mas a vila de pescadores, o povo nativo não abre mão do nome, é Vila de Maindeua. Mais uma beleza do litoral atlântico paraense. 










ITAITEUA - è um bairro do distrito de Icoaraci, município de Belém , ainda na Zona da água doce, na continuação das águas da Baía de Guajará, na região do Outeiro. Foto:  Um belo sítio em Itaiteua.






CARATATEUA - Ilha de Caratateua, a noroeste de Belém, ainda no grande estuário que pressiona as águas da Baia de Guajará para o norte, em frente a Baía de Marajó. 







IRIRITEUA - A Vila de Iririteua em Curuçá tem influência da maré, fica na Ilha de Iririteua na região do Salgado Paraense. 



2 comentários:

  1. Excelente! Há muito tempo essa dúvida me atormentava e já tinha tentado buscar explicação pra essa abundância de "teuas" e "deuas"..... Há alguns anos fui com minha família a um casamento no cartório de Bacuriteua, que fica à margem da estrada de Ajuruteua. Os pais da noiva ofereceram um churrasco em Açaiteua. Pra chegar lá, nós passamos na vila de Taciateua (perto de Capanema) e no trevo de acesso a Tracuateua. Não foi à toa que me despertou a curiosidade....

    ResponderExcluir
  2. Olá querido irmão em Cristo Pedro Paulo, muito obrigado pelo esclarecimento. Estava passeando com o meu professor na cidade de Marapanim, onde moro, e ao passarmos pela ponte do Maniteua, e localidade de Bacuriteua. Ele me questionou sobre a terminação TEUA... e ficamos sem resposta. Obrigado mesmo...Que a benção Divina sempre seja a nossa segurança.

    ResponderExcluir