sexta-feira, 22 de abril de 2016

AS DESGRAÇAS DO RIO

Resultado de imagem para desastre rios de lama regiao serrana 2011


Eu estive no Rio de Janeiro em 2012, fui á formatura de fuzileiro naval de meu filho; sinceramente, não gostei do Rio, minha experiência foi muito estranha, sou do Norte, pode ser que por ser o local mais ao sul que eu fui um dia, estranhei tudo, o povo, as ruas, o clima, etc., me hospedei num bom hotel em Campo Grande, fui ao shopping West Shopping, um shopping como outro qualquer; mas eu estava sempre naquela sensação de um assalto a qualquer hora, uma bala perdida ali, felizmente não aconteceu nada de mais. Sobrevivi, mas ficou aquela sensação estranha; isso aqui é Brasil??.

Resultado de imagem para desastre regiao serrana 2011


O Estado do Rio soma tantas desgraças e desastres, lembrei das chuvas torrenciais de Jan de 2011, avalanches de lama, descendo os vales da região serrana do Rio, mais de 1.000 mortos, uma desgraça sem precedentes, lugares ocupados indevidamente. Em Niterói, no ano anterior, uma vila num antigo Lixão em 2010, dezenas de mortos - o desmoronamento da Favela do Morro do Bumba em Niterói, construída sobre um antigo lixão – matando dezenas de pessoas e famílias inteiras – fica como um alerta para as grandes metrópoles brasileiras que em muitos casos padecem da mesma situação.  Lembrei de uma roda que sacou de um caminhão e atingiu uma mulher em ‘cheio’ a matando na hora, o pneu matou a mulher na Av. Brasil, o que dizer dos vários tiroteios que pegam carros em meio a balas zunindo ?!; Todo tipo de desgraças já ocorreu no Rio, em Niterói em 2011 ainda, uma tubulação de esgoto com muita merda se rompeu e uma onda de esgoto e lama arrasta carros e foi parar na porta de muita gente. Dez pessoas precisaram de atendimento médico.  

Tiroteios ocorrem sempre quase todos os dias no Rio e são "amenizados" pela Imprensa; é bala pra todo lado, as pessoas ouvem os tiroteios quando passam de ônibus próximo a uma favela. O Rio está desgraçado, o tráfico domina, a polícia tem medo, e a morte é franca e presente a todo instante. Há muita falsa propaganda defendendo o Rio de Janeiro, mas é só propaganda, a realidade assusta. De Jan ao início de Maio deste ano na capital do Rio, já morreram 34 policiais.



Resultado de imagem para rio ciclovia caiu tim maia são conrado


Na cidade do Rio, bueiros explodem e tampas caem em carros - Um bueiro explodiu, no início da madrugada desta segunda-feira (26/ 10/ 2015), em Copacabana, Zona Sul do Rio. A tampa do bueiro atingiu um táxi, na esquina das ruas Constante Ramos e Barata Ribeiro. Bombeiros foram ao local e controlaram as chamas. Ninguém ficou ferido. Mas em 2013, anos antes, sete bueiros explodiram em Copacabana e lançaram suas tampas ao ar e em 2014, foram 4 bueiros que explodiram na Tijuca; gente, as desgraças do Rio de Janeiro são variadas, de atropelamento de filho de atriz da Globo; lembrando dos bailes funk das favelas do Rio, da morte do repórter Tim Lopes; as balas perdidas, os muitos ônibus incendiados numa garagem de empresa em Magé, e agora isso, uma passarela de ciclovia que desabou depois de uma ressaca, onde morreram duas pessoas. 


Em tempo; neste final de Abril de 2016, Depois de ser confundido com um policial militar, um pastor evangélico foi morto por traficantes em uma favela do Rio de Janeiro. O enterro de Wagner Lopes Honório, que há nove anos era pastor da igreja evangélica Assembleia de Deus Ministério Todos os Santos, no Jacarezinho; mataram o pastor por estar usando um terno cinza, da cor dos uniformes dos PMs locais. 



O que mais vai acontecer no Rio de Janeiro ??!!, As Olimpíadas as portas, a Baia de Guanabara suja e bem suja; turistas esfaqueados em plena Copacabana. Sinceramente, eu não tenho uma boa imagem do Rio de Janeiro e tenho razões para isso.





Pedro Paulo Barbosa